terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Para quem gosta de Carnaval, não de axé



Eu vou brincar; O ano inteiro nesse carnaval; Eu vou entrar; Nessa bagunça e não me leve a mal; Eu vou,eu vou, eu vou brincar; O ano inteiro nesse carnaval... Como já dizia a música de Raul Seixas, eu quero é mesmo brincar de carnaval, colocar fantasia e sair pelas ruas ao som de sambinhas e marchinhas! Quero ver todo mundo feliz, curtindo uma festa, sem desrespeito e violência.

Tem gente que vai achar que o Carnaval esta longe, mas essa época ainda está boa para fazer uma programação para o feriado. As passagens estão com preços acessíveis e as casas ainda não se esgotaram, mas não demora muito para isso acontecer e para que as passagens aéreas dobrem de valor.

Dos carnavais que conheço e dos que ouvi falar, para quem quer o espírito da brincadeira de rua, duas boas opções, obrigatórias, são o Rio de Janeiro e Recife/ Olinda! E paulistas, não me venham com birra de que não gostam do Rio e dos cariocas, o carnaval deles é muito bom! Fui aos dois, e em nenhum vi brigas e violências das quais temos medo, tipo assaltos, balas perdidas, ou coisa parecida. Também não me lembro de ter visto brigas e tumultos, fora os esporádicos vindos com o carro do trio elétrico. Só presenciei alegria e farra, pessoas bonitas, nesse caso, bem mais em Olinda.

Rio de Janeiro: Tem blocos pela cidade toda, dos mais tradicionais aos que ainda estão começando a cair no gosto dos foliões. Aqui da para encontrar famílias (de crianças a velhinho) fantasiadas nos blocos, ou trios que só tem moçada mesmo, que começam bem cedo e vão até a noite. O esquenta desses blocos começam bem antes, meses antes, para quem gosta e sempre esta pelo Rio, é só ficar ligado na programação, é só fazer uma pesquisa no site da prefeitura: http://www.riodejaneiro-turismo.com.br, que dá para se ter idéia. Ah, a festa aqui é de samba e marchinhas.

Recife/ Olinda: Recomendo pular o carnaval em Olinda e deixar Recife, para a noite, que sempre tem festa no centro histórico. Em Olinda tem que ir preparado para as milhares de subidas de 90º, não é exagero não, mas a paisagem compensa, é maravilhoso! Dica: é bom chegar cedo na cidade, porque lá pelas onze da manhã ela já esta entupida e para estacionar é ruim. O bom que aqui se pode curtir maracatu e frevo, que são demais. A única coisa ruim dessa opção, se nada mudou, é a higiene da cidade, que fica com latinhas jogadas pelas ruas e um odor desagradável de urina em algumas ruelas. Mas é só tampar o nariz por alguns segundos que tudo passa. Site para pesquisar: http://www.olinda.pe.gov.br/portal/.

Um preparo físico para as duas opções é recomendável, já que se pula, dança e anda muito. Beber grande quantidade de líquido para hidratar é uma boa, cada um com sua preferência, e comer bem antes de ir para a rua. De preferência usar o transporte público para locomoção. E se der, depois de foliar, dar um bom mergulho no mar para renovar as energias, no caso do Rio, é válido, ainda mais para conseguir curtir a noite. (PS: aproveitem a noite para fazer coisas leves, pois no dia seguinte você ainda vai ter muito que brincar de carnaval).

No carnaval, esperança; Que gente longe viva na lembrança; Que gente triste possa entrar na dança; Que gente grande saiba ser criança: Chico Buarque – Um sonho de carnaval.

Nenhum comentário: