terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Para quem quer sombra e água fresca



Um bom passeio diurno é o Templo budista Zu Lai. Um lugar espetacular, que faltam palavras para descrever a sensação e a beleza do local. Tudo é perfeito, limpo, organizado, bonito, imponente (de uma forma harmoniosa) e belo, e ainda passa uma mistura de paz, alegria e conforto. A arquitetura do lugar dispensa qualquer comentário, e é de matar de inveja qualquer arquiteto. O Zu Lai segue o Budismo Mahayana, e tem o dito de que a natureza está ao alcance de todos.

O objetivo do templo é divulgar o Budismo por quatro premissas básicas da vida: educação, cultura, beneficência social e purificação espiritual. Essa religião quer condicionar a mente dentro do seu cotidiano, levando paz, serenidade, alegria, sabedoria e liberdade.

Pode não parecer, mas há bastante coisa para se ver e fazer no templo, o passeio passará longe de ser mala. O lugar é gigantesco, tem diferentes áreas para andar e “desbravar”, como pátios, jardins, área com lago, mini museus, o local do ritual, a lanchonete e até biblioteca existe lá. Sempre que vou lá tenho vontade de passar todo o dia, sentada na grama, passeando e aproveitando para comer as delícias que eles fazem.

Nos fins de semana e feriados dá para almoçar. A comida é muito boa, saborosa e saudável. Tudo bem que o preço já aumentou bastante, agora são R$ 15,00, mas pode comer a vontade, bem melhor que um McDonalds. E vale a pena pagar só isso, ainda mais depois de ver a beleza do templo, afinal, eles precisam manter o lugar, o que não deve ser barato... Ah, lá não tem nada de carne, só comida oriental vegetariana. Mas o café deles serve outras opções de alimentos, mas atenção, aqui só tem coisas de cafés. Ah, informação importante, para almoçar no templo tem que acordar cedo, o horário da refeição é das 12h às 14h.

Também dá para comprar enfeites livros, mensageiros do vento e mais um monte de objetos na lojinha deles. Até cursos eles oferecem. Sem contar que é possível programar visitas monitoradas, para mais de dez pessoas, e devem ser agendadas (para isso tem que preencher a ficha no site).

Vale entrar no site, tem até receitas, que parecem ser gostosas: http://www.templozulai.org.br/culinaria.htm. Como chegar no templo Zu Lai: muito fácil, só pegar a Raposo Tavares até o km 29, entrar a direita na ruazinha e seguir até dar “de cara” com o templo, que fica à esquerda. Ele só não abre nas segundas, e nos outros dias fecha às 17h, e estacionamento é de graça.

Regras de comportamento, por favor, respeite o templo:
-Use roupas condizentes com um ambiente religioso (evite decotes, roupas curtas, shorts e bermudas)
-Cultive o silêncio
-Não fume
-Não pegue nada que não lhe tenha sido oferecido
-Não traga animais
-Não é permitida a realização de piquenique em qualquer área
-Não são permitidos o ingresso de itens como carnes, seus derivados e bebidas
alcoólicas.

Nenhum comentário: